Menu

QUEM SOMOS

A Cidade Refúgio é uma ESCOLA DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL para MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA, com fins não econômicos, que possui unidades em Belo Horizonte e Sabará, Minas Gerais, e desde o ano de 2008, se dedica a acolher, tratar e reinserir na sociedade, jovens, homens e mulheres que vivem em situação de rua, reféns do álcool, das drogas e da violência.

 

VISÃO

Além de devolver a dignidade como ser humano, por meio de cuidados biopsicossociais, que abrangem do acesso aos direitos básicos de saúde, alimentação e moradia, ao acompanhamento psicológico e psiquiátrico, a Cidade Refúgio fornece também cursos de capacitação interdisciplinares (como português, inglês, conhecimentos gerais, coaching, ética…) e multiprofissionais (de agronegócio, edificações, gastronomia e costura) com o intuito de capacitá-los para que após a conclusão do curso, tenham condições de retornar ao mercado de trabalho ou ganhar a vida empreendendo, de modo autônomo, para não regressarem às ruas.

 

MISSÃO

Promover a restauração de pessoas com trajetória de rua ou que estejam vivendo em situação de extrema vulnerabilidade, devolvendo-lhes a dignidade, o amor próprio, a autoestima e a possibilidade de uma nova vida através de sua restauração física, emocional, social, mental, familiar e profissional.

       

VALORES

  • Espiritualidade e sociabilidade amistosa
  • Transparência, ética e respeito mútuo
  • Responsabilidade corporativa e social
  • Dignidade e autonomia
  • Empreendedorismo e busca da autossustentação do projeto
  • Formação psicológica, profissional e familiar
  • Participação ativa e plena no desenvolvimento e crescimento sócio-cultural dos residentes
  • Convívio e relacionamento saudável e fraterno
  • Trabalho em parcerias e equipe
  • Qualidade dos serviços e atendimentos prestados

 

ESTRUTURA

Em pouco mais de sete anos na nova estrutura, muitos já são os resultados alcançados. Hoje, o projeto atende aproximadamente 150 homens com idade entre 18 a 55 anos, oferecendo-lhes todo o suporte e apoio necessário para tratamento e recuperação, bem como suprindo suas necessidades básicas de alimentação e saúde.

Desde que recebemos o terreno, no ano de 2009, a construção tornou-se o nosso maior desafio. Iniciamos a terraplanagem em março de 2010. Já em maio de 2010, tivemos o lançamento da Pedra Fundamental, com um culto realizado no local demarcado para ser a capela. Graças a Deus e aos nossos colaboradores tivemos a inauguração da UNIDADE I no dia 15 de dezembro de 2012.

Ilustração da planta baixa

Ilustração da planta baixa.

O projeto da estrutura é assinado pelas arquitetas Renata Andrade e Renata Sartini. Na nova unidade, temos 30 quartos com suíte, além dos espaços para cursos, academia, cozinha, refeitório, capela, biblioteca, consultório médico e odontológico, farmácia, sala para aulas teóricas, lavanderia, barbearia. Com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade oferecemos quartos com suítes com capacidade para quatro pessoas, proporcionando assim infraestrutura adequada para o bem estar, conforto e dignidade.

Atualmente nossa estrutura é regida segundo um Estatuto Social e é composta por uma equipe de associados (diretoria deliberativa e conselho fiscal) que, de forma conjunta, deliberam ações e gastos. De maneira ativa, contamos com uma equipe voluntária e funcionários que diretamente fazem o Projeto ser realidade dia-a-dia.

 

Arquivo
julho 2018
D S T Q Q S S
« maio    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031